Você sabe qual a origem do palete?

30 de novembro de 2021

Quando entramos em um depósito ou outras instalações, sejam elas comerciais ou industriais, é comum ver paletes de madeira ou plástico, que são comumente utilizados para armazenar e transportar mercadorias. Inclusive, estamos tão acostumados a vê-los, que muitas vezes esquecemos de quão grande é a sua importância. Mas você tem alguma noção sobre a origem do palete? Como foram os primórdios e como eles surgiram? Continue lendo para saber mais sobre a história desses estrados!

Descubra qual a origem do palete

A madeira é uma matéria-prima que tem sido utilizada por muitos séculos para a fabricação de embalagens. No início, isso se deu principalmente no formato de caixas, barris e baús, o que fez com que se tornasse um recurso abundante, relativamente barato e bastante versátil.

Foi, então, em 1925, nos Estados Unidos, que surgiu o palete de madeira. Muitos anos antes, já havia sido inventada uma empilhadeira muito semelhante à maquinaria usada hoje. Essas máquinas ajudaram a aumentar os volumes e a variedade de mercadorias que podiam ser manuseadas, desenvolvendo um armazenamento mais eficiente nos depósitos.

A chegada dessas novas tecnologias, assim como a origem do palete, permitiu um transporte de cargas mais seguro e eficiente. Como resultado, foi possível começar a realizar operações logísticas, como carregar e descarregar navios, em horas, sendo que antes levavam-se dias. 

Tudo isso fez com que os galpões fossem redesenhados e reformados para armazenar esse tipo de mercadoria, permitindo um maior volume de estocagem e reduzindo os custos com mão de obra. A qualidade do transporte de mercadorias também aumentou, pois passou a ter muito mais estabilidade, o que reduziu o risco de danos e perdas.

O uso militar do palete

Embora tenham desempenhado um papel importante no manuseio de mercadorias desde antes da Segunda Guerra Mundial, assim como muitos dos avanços em logística ou tecnologia, o grande salto quantitativo na fabricação e utilização de paletes foi na indústria militar. 

Inclusive, foi durante a Segunda Guerra que o uso dessas estruturas se tornou popular. Isso porque havia a necessidade de fornecer ao exército suprimentos e munições da maneira mais rápida e eficiente possível.

Dessa forma, os paletes de madeira foram amplamente utilizados para transportar e distribuir rapidamente materiais, como armas, caixas de munição, alimentos, suprimentos médicos, entre outras coisas.

palete

As melhorias trazidas pelos paletes para o transporte de mercadorias

A origem do palete foi extremamente importante para o setor logístico, pois trouxe diversas melhorias para o armazenamento e o transporte de mercadorias. Por exemplo, permitiu reduzir significativamente os custos de manuseio e a velocidade de carga e descarga.

Além disso, também possibilitou a redução dos custos de estocagem, uma vez que as cargas paletizadas podem ser empilhadas umas sobre as outras. Essas estruturas, ainda, auxiliam na proteção das mercadorias contra danos e na segurança dos operários, graças à automatização da cadeia de suprimentos.

Precisando de paletes? Conte com a ABN!

Os paletes de madeira, assim como os de plástico e de metal, são estruturas fundamentais para a logística moderna, sendo responsáveis por facilitar inúmeras operações diárias. Por isso, é bem interessante entender a origem do palete e como ele se tornou amplamente utilizado. E, se você precisar dessas estruturas para otimizar os processos logísticos do seu negócio, conheça o catálogo de soluções da ABN Paletes!

© Copyright - 2021 Todos os direitos reservados

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?