Vai trabalhar com paletes? Confira 5 diretrizes de segurança

26 de agosto de 2021

Quase todas as instalações de armazenamento e depósito usam paletes, sejam eles de madeira ou plástico. Isso porque essas estruturas são indispensáveis ​​para armazenar mercadorias e levá-las para empresas e consumidores em todo o mundo. No entanto, é fundamental garantir a proteção de todas as pessoas que lidam com eles. Por isso, existem algumas diretrizes de segurança para trabalhar com paletes que precisam ser seguidas.

 

Principais diretrizes de segurança para trabalhar com paletes

Os paletes são recursos logísticos extremamente importantes, tendo sido considerados até mesmo um dos objetos mais essenciais da economia mundial. Muitos setores, como armazenamento, produção, manufatura e outros, precisam utilizá-los todos os dias para funcionarem corretamente.

Mas, para tanto, é primordial seguir essas diretrizes de segurança para trabalhar com paletes:

 

Use o material de palete correto para o trabalho

Uma das principais diretrizes de segurança para trabalhar com paletes é escolher o material certo para atender às suas necessidades. Os mais comuns são:

Paletes de madeira: esse tipo de palete é o mais comum e ideal em termos econômicos. É resistente e robusto, além de apresentar boa durabilidade, podendo suportar a maioria dos tipos de mercadorias;

Paletes de plástico: um tipo de palete altamente durável que é resistente à maioria das condições climáticas, umidade e até mesmo produtos químicos. Eles são feitos de materiais como o polietileno e estão cada vez mais populares.

 

Não use paletes como elevadores de pessoal

Os paletes de madeira e plástico são realmente resistentes e pode ser tentador combiná-los com empilhadeiras para permitir que o pessoal alcance prateleiras mais altas. Contudo, embora sejam robustas o suficiente para suportar até as cargas mais pesadas, há uma diferença fundamental.

Isso porque os paletes são projetados para funcionar quando o peso é distribuído uniformemente. Assim, o peso de um ser humano em uma área concentrada pode causar a quebra do palete. Como resultado, os pés podem escorregar entre as aberturas, causando ferimentos, como torção ou fratura no tornozelo.

 

Nunca empilhe paletes de lado

Outra diretriz de segurança para trabalhar com paletes é armazená-los da maneira certa. Essas estruturas devem ser sempre empilhadas retas e planas no chão, nunca de lado. Encostar seus paletes contra a parede ou outra superfície é perigoso, pois eles podem não estar estáveis, colocando seus funcionários em risco.

Além disso, você deve sempre garantir o empilhamento de paletes de tamanhos semelhantes, pois empilhar estruturas de tamanhos diferentes uns sobre os outros pode resultar em uma distribuição de peso desigual. Sem surpresa, isso poderia fazer com que sua pilha tombasse a qualquer momento.

 

Use roupas de proteção

Certifique-se de que você e sua equipe usem roupas de proteção e todo o equipamento de segurança adequado ao manusear paletes. Isso deve sempre ser uma obrigatoriedade no local de trabalho e se aplica tanto ao manuseio de paletes de madeira quanto de plástico.

Geralmente, a maioria dos ferimentos relacionados a paletes envolve ferimentos nas mãos e nos pés. Portanto, é melhor usar luvas ao manusear essas estruturas para que seus dedos não fiquem acidentalmente esmagados entre dois paletes, sua carga e o palete ou entre o palete e o chão. O mesmo se aplica aos dedos dos pés, por isso certifique-se de usar calçado de proteção.

 

Inspecione minuciosamente os paletes antes de usá-los

Você nunca deve usar paletes danificados ou quebrados em seu armazém ou depósito. Se isso acontecer, um dos seus funcionários pode se machucar. Sua carga também pode tombar.

Por esse motivo, sempre inspecione os paletes antes de colocá-los de volta na cadeia de abastecimento. Além disso, a inspeção também deve ser feita se você comprar paletes usados ou optar pela locação.

 

Conte com a ABN!

Agora que você já sabe as principais diretrizes de segurança para trabalhar com paletes, vale ressaltar também a importância de trabalhar com fornecedores confiáveis ​​e de qualidade, como a ABN Paletes. Entre em contato e solicite um orçamento agora mesmo!

logo abn

A ABN Paletes está há 10 anos no mercado, fornecendo os melhores Paletes Novos, Usados, EURO, PBR, Descartáveis, Plástico, Longarina e realizamos Coleta de Paletes. Estamos sempre prontos para atendê-los.

Nossos produtos:

© Copyright - 2021 Todos os direitos reservados

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?