Transporte seguro de paletes: confira 5 dicas

23 de dezembro de 2021

Em uma cadeia de suprimentos, existem várias operações logísticas que são realizadas diariamente. O manuseio e o armazenamento de mercadorias são dois bons exemplos disso, sendo atividades que demandam bastante cuidado, principalmente para empresas que lidam com uma grande quantidade de cargas no dia a dia. Justamente por isso, uma preocupação constante para muitos empresários e gestores é sobre o transporte seguro de paletes.

Como minimizar os riscos e obter um transporte seguro de paletes?

O transporte seguro de paletes só é alcançado quando uma série de requisitos são atendidos. Portanto, separamos a seguir algumas dicas importantes para minimizar os riscos e garantir a segurança no manuseio de cargas paletizadas:

Padronização de medidas

A movimentação de mercadorias fora das dimensões estabelecidas implica em risco direto de perda da integridade da mercadoria. Por isso, um ponto importante para garantir um transporte seguro de paletes é fazer uma padronização na sua cadeia de suprimentos, incluindo no que diz respeito às medidas, e adaptar todas as cargas a ela. 

Essa padronização dos paletes não só facilita o armazenamento e as transações de mercadorias entre os diversos países, como também facilita o seu manuseio. Além disso, os caminhões, contêineres marítimos e outros meios de transporte possuem espaços que admitem um número padrão de paletes.

Carregamento adequado

Um carregamento adequado, utilizando produtos adicionais, é a chave para um transporte seguro de paletes. Afinal, garante que as mercadorias se movam o menos possível e tenham proteção extra contra os movimentos realizados durante o percurso. 

Também é importante se atentar quanto à distribuição das cargas. Isto é, as mais pesadas devem ser colocadas sempre na parte inferior e as mais leves na parte superior. Os maiores volumes de peso devem ser colocados na parte central do veículo, não em suas extremidades, e acomodados de forma que o peso seja distribuído uniformemente entre os eixos das rodas.

Utilização de equipamentos mecânicos

O manuseio manual de cargas paletizadas oferece mais riscos do que a utilização de equipamentos mecânicos especializados, como as empilhadeiras motorizadas. Por isso, para garantir o transporte seguro de paletes, é importante que esses equipamentos sejam devidamente usados sempre que haja necessidade.

palete

Controle das mercadorias

O controle eficiente das mercadorias e a sua rotulagem permite a identificação de paletes dentro de uma cadeia de abastecimento, de forma que não ocorra perda. A data, o nome da empresa, as quantidades, peso, data de validade, número de lote e outras informações, neste contexto, são bastante úteis. 

A segurança das áreas de estacionamento

Toda carga está sujeita a furto, embora existam medidas para reduzir esse risco. Uma delas é parar em estacionamentos seguros. Outras medidas, ainda que menores, para proteger a carga, são a utilização do próprio plástico retráctil, o que impossibilita a distinção do conteúdo das paletes e pode, em caso de furto, funcionar como um impedimento.

Conte com a ABN Paletes!

O transporte seguro de paletes, obviamente, também depende da qualidade e resistência das estruturas. Portanto, para adquirir paletes de madeira, plástico ou metal que garantem uma base sólida para as cargas, entre em contato agora mesmo com a ABN Paletes e solicite um orçamento sem compromisso!

© Copyright - 2021 Todos os direitos reservados

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?