Quais são as vantagens de utilizar paletes para transporte de mercadorias?

21 de outubro de 2021

Embora pareçam produtos simples e cujo uso é dispensável, os paletes para transporte de mercadorias são uma das bases sobre a qual se baseia a logística moderna. Sim, pode até parecer uma afirmação exagerada. No entanto, os processos logísticos envolvendo a movimentação de cargas não poderiam ser compreendidos sem essas estruturas, que na verdade são indispensáveis para as cadeias de suprimentos.

 

O que são os paletes para transporte de mercadorias?

Os paletes para transporte de mercadorias oferecem uma plataforma padronizada e sólida para movimentar diversos tipos de mercadorias de forma segura e ágil. Eles são estrados que podem ser projetados em diversos materiais, sendo os principais os paletes de madeira, de plástico e de metal. 

O seu uso é difundido em todo o mundo e, embora haja uma certa variedade de tamanhos, os mais comuns são padronizados de acordo com algumas especificações: EURO, PBR e longarina.

A origem dos paletes para transporte de mercadorias remonta à Segunda Guerra Mundial. Mas, décadas após sua invenção, eles continuam sendo o padrão no setor de logística, sendo indispensáveis não só para a movimentação, mas também para o armazenamento de cargas de maneira unitizada.

 

Quais os benefícios de utilizar essas estruturas?

Como era de se esperar pela sua popularidade, os benefícios associados ao uso de paletes para transporte de mercadorias são numerosos:

paletes madeira

Custo-benefício

Os paletes para transporte de mercadorias são elementos essenciais para que as operações logísticas sejam realizadas de forma otimizada e organizada. Além disso, essas estruturas são altamente resistentes, fabricadas com material de qualidade e possuem excelente durabilidade. Assim, até mesmo o custo de manutenção é baixo porque requer pouca manutenção, com os reparos sendo baratos e podendo ser realizados rapidamente.

Dessa forma, é possível dizer que esses paletes oferecem um ótimo custo-benefício para acelerar a cadeia de abastecimento, o que é primordial para o sucesso e crescimento das empresas.

 

Longa vida útil

Os paletes para transporte de mercadorias podem ser usados ​​por anos sem prejudicar a sua funcionalidade. A sua resistência é elevada, principalmente se forem transportados de forma adequada.

 

Fácil de reciclar

Os materiais utilizados para a fabricação dos paletes são fáceis de reciclar. Assim, paletes de madeira, plástico e metal podem ser reciclados com o procedimento adequado, para que após a primeira vida útil possam ser reaproveitados para outros usos.

 

Higiênico

Outro ponto importante é que os paletes para transporte de mercadorias permitem o transporte de cargas com total garantia de que não causarão danos por quedas ou colisões. Isso significa que são mantidos em perfeitas condições de higiene, o que é especialmente importante no caso de alimentos destinados ao consumo. 

Os paletes de plástico destacam-se neste aspecto pela facilidade com que podem ser limpos e mantidos livres da ação de fungos e outros agentes. Contudo, se forem mantidos de forma adequada, os paletes de madeira também podem servir para esse propósito.

 

Procurando paletes para transporte de mercadorias? Conte com a ABN Paletes!

Quando o assunto é paletes para transporte de mercadorias, a ABN Paletes é uma referência no segmento, oferecendo produtos de elevada qualidade e resistência. Conheça o catálogo em nosso site e entre em contato agora mesmo para solicitar um orçamento!

logo abn

A ABN Paletes está há 10 anos no mercado, fornecendo os melhores Paletes Novos, Usados, EURO, PBR, Descartáveis, Plástico, Longarina e realizamos Coleta de Paletes. Estamos sempre prontos para atendê-los.

Nossos produtos:

© Copyright - 2021 Todos os direitos reservados

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?