Conheça os diferentes tipos de paletes

1 de fevereiro de 2021

Os paletes são recursos logísticos extremamente importantes para as cadeias de suprimentos. Eles servem como base para armazenar e transportar mercadorias. 

Graças à sua estrutura e formato, eles tornam mais fácil de empilhar, mover e carregar os mais variados tipos de produtos e mercadorias. No entanto, para atender às necessidades de cada negócio, existem diferentes tipos de paletes.

Eles variam entre si pelo material, tamanho e algumas outras características. Neste artigo, você vai descobrir um pouco mais sobre essas diferenças.

Quais são os tipos de paletes que existem no mercado?

Cada armazém possui demandas e necessidades específicas. Afinal, lidam com produtos, processos e rotinas de acordo com o seu segmento. Portanto, precisam também de recursos específicos e que sejam adequados às suas atividades. 

Por isso, existem diferentes tipos de paletes. Tal diferenciação se dá, principalmente, pelo material com que são fabricados. Contudo, dentro disso, existem ainda outros fatores que os tornam únicos e ideais para cada aplicação:

Paletes de madeira

Os paletes de madeira são os mais comumente usados ​​nas indústrias de manufatura e logística. Isso porque é uma das alternativas mais baratas disponíveis no mercado. Além disso, ao longo de sua vida útil, eles podem ser reutilizados e reparados. 

No geral, essas estruturas costumam ainda suportar muito mais peso. Elas também podem ser construídas com diferentes madeiras para torná-las mais fortes, se necessário. E, quando não tiver mais utilização dentro da cadeia de suprimentos, pode ser utilizada para outros fins, como para a criação de mobílias e peças de decoração.

Esses paletes de madeira ainda podem ser subdivididos de acordo com a sua capacidade, dimensões e outros fatores:

Euro

Atualmente, o palete EURO é um dos mais utilizados, sendo inclusive a estrutura de intercâmbio com maior aplicação ao redor de todo o mundo. O seu uso se dá, principalmente, na Europa. Mas, ao todo, existem cerca de 450 a 500 milhões desse tipo de palete de madeira em circulação.

O modelo vem de uma padronização de países europeus, com 800 mm de largura, 1200 mm de comprimento e 140 mm de altura. A sua capacidade estática é de 1.600 kg, enquanto a capacidade dinâmica é de 1.000 kg.

PBR

Já o palete PBR foi pensado pela Associação Brasileira de Supermercados. O objetivo de sua criação foi justamente padronizar toda a operação logística nos quatro cantos do país. As suas dimensões são:

  • Largura: 1.000 mm;
  • Comprimento: 1.200 mm;
  • Altura: 140 mm.

Além disso, a capacidade estática desse tipo de palete de madeira é de 2.000 kg. Por sua vez, a capacidade dinâmica é de 1.600 kg.

Longarina

Os paletes longarina são uma alternativa bastante interessante para espaços específicos e cargas com dimensões especiais. Isso porque se tratam de estruturas maiores e com a capacidade de receber maior carga por utilização.

Dessa forma, possibilitam o transporte e armazenamento de uma carga mais densa. As suas dimensões são 1000 mm x 1200 mm x 140 mm. Já a capacidade estática é de 2.000 kg e a dinâmica de 1.600 kg.

Usados

Os paletes de madeira usados são estruturas recondicionadas e que foram inspecionadas e testadas para que possam ser utilizadas novamente. Assim, a qualidade em resistência e durabilidade ficam garantidas.

É uma alternativa mais econômica, ideal para cadeias de suprimentos que possuem baixo orçamento e/ou precisam economizar a curto prazo.

Paletes de plástico

Os paletes de plástico, ao contrário dos de madeira, não são porosos. Isso significa que eles são produtos mais fáceis de limpar e higienizar. Além disso, eles são mais leves, o que não significa que sejam menos resistentes. 

Também são fáceis de manusear e uma excelente solução logística para diversos armazéns. Não à toa, tem se tornado cada vez mais uma alternativa comprovada e crescente aos paletes fabricados com outros materiais.

A sua vida útil mais longa ainda é um benefício que vale a pena ser mencionado, junto com o fato de ser reciclável.

Procurando paletes e outros recursos logísticos?

A ABN Paletes conta com diversos produtos para atender a uma ampla gama de indústrias, usos e requisitos. São diversos modelos e tipos de paletes de madeira, plástico e outras soluções de alto desempenho. Se precisar de ajuda para saber qual é a opção mais adequada para sua situação, entre em contato conosco!

 

logo abn

A ABN Paletes está há 10 anos no mercado, fornecendo os melhores Paletes Novos, Usados, EURO, PBR, Descartáveis, Plástico, Longarina e realizamos Coleta de Paletes. Estamos sempre prontos para atendê-los.

Nossos produtos:

© Copyright - 2021 Todos os direitos reservados

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?