Paletes reciclados ou paletes novos? Qual a melhor escolha?

23 de fevereiro de 2022

Se você trabalha com a gestão de estoque de produtos ou está inserido no contexto de depósito de materiais, sabe a importância dos paletes nesse processo. Os paletes consistem em acessórios nos quais os produtos são coletados e estocados. Dessa forma, tudo que for estocado é colocado em local específico, facilitando a organização. 

Fazendo uma metáfora, podemos associar os paletes a um pente de ovos nos supermercados. A parte de papelão onde os ovos são colocados seriam os paletes e os ovos, por sua vez, os produtos estocados. Com a parte de papelão é possível organizar e proteger os ovos, assim como os paletes fazem em relação aos produtos estocados. 

No caso dos paletes, eles podem ser feitos de diferentes materiais, os quais possuem alta demanda mercado. Nesse contexto, se destacam os de madeira, plástico e aço. Além disso, muito se discute sobre os paletes de madeira reciclada. Nesse caso, a discussão ganha aspectos de utilidade e sustentabilidade, fazendo com que os paletes reciclados sejam um ótimo custo-benefício para as empresas. 

Paletes reciclados ou paletes novos?

Muitas dúvidas surgem na hora de adquirir um palete. Uma delas, que é recorrente, é entender os prós e os contras de um palete novo e de um palete reciclado. Tratando-se de sustentabilidade e fatores ecológicos, adquirir um palete reciclado é a melhor opção, evitando desperdício de madeira e gerando um ciclo de uso mais sustentável.

Um dos fatores que devem ser levados em consideração na hora de adquirir um palete, é pensar na limpeza. Um palete novo apresenta maior facilidade para limpeza e não tem irregularidades físicas, as quais poderiam comprometer o processo de higienização. Isso implica no fato de que, por ser uma madeira nova, é menor a probabilidade de resíduos e microrganismos.

A vida útil – ou durabilidade – também deve ser levada em consideração e ponderada pelos compradores. Por se tratar de uma matéria-prima previamente utilizada e já trabalhada, o palete reciclado tende a ser menos resistente e, por consequência, durar menos. O palete novo, por sua vez, garante uma vida útil mais longa e maior resistência. 

Por fim, o custo-benefício é determinante no momento da escolha. Paletes novos apresentam um preço mais elevado, devido ao valor agregado em seu preço inicial e também ao fato de que não foi alterado por ninguém. Os paletes reciclados, em contrapartida, apresentam um preço mais acessível e com menor valor agregado, tornando-se uma boa opção para quem prioriza a economia.

Paletes reciclados ou paletes novos

Seja palete reciclado ou novo, conte com a ABN 

Agora que você já sabe a diferença, os pontos negativos e positivos dos paletes reciclados e novos, basta procurar uma fornecedora de confiança e com os melhores preços do mercado. A ABN Paletes atua no mercado há mais de 10 anos, fornecendo sempre os melhores paletes novos e reciclados para os clientes. Entre em contato e faça seu orçamento.

© Copyright - 2021 Todos os direitos reservados

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?