Os paletes de plástico podem ser reutilizados?

30 de abril de 2021

Embora as estruturas de madeira sejam as mais comumente utilizadas, os paletes de plástico estão se tornando cada vez mais uma opção para muitas cadeias de suprimentos. Isso se deve a diversos fatores, incluindo os grandes benefícios que os estrados fabricados com esse material apresentam. Com o aumento de seu uso, é normal que surjam vários questionamentos, como é o caso, por exemplo, em relação à reutilização dos paletes de plástico, que costuma gerar muitas dúvidas.

A reutilização dos paletes de plástico é possível?

Sim, é possível! Inclusive, a possibilidade de reutilização dos paletes de plástico é uma das maiores vantagens associadas ao seu uso nos armazéns e depósitos. A única coisa que precisa-se ter em mente é a sua vida útil, que pode chegar a 10 anos ou até mais, de acordo com os cuidados que são tomados e se forem usados ​​para finalidades e aplicações que correspondam ao seu design.

Justamente por esse motivo é que os paletes de plástico vem sendo uma das principais escolhas para vários segmentos que demandam a utilização de recursos resistentes, higiênicos e práticos.

Isso é bastante útil principalmente na indústria alimentícia ou farmacêutica. Afinal, o plástico não absorve produtos químicos, água ou materiais orgânicos. No entanto, vale ressaltar que a sua versatilidade, ainda, é outra vantagem, sobretudo em relação aos paletes de madeira. 

Para a reutilização dos paletes de plástico, é claro, eles precisam ser devidamente limpos. Dessa forma, eliminando os riscos de passar qualquer contaminação de uma carga para outra.

Mas o melhor, sem dúvidas, é que a limpeza e a higienização dos paletes de plástico é simples, prática e rápida. Equipamentos específicos podem ser utilizados para remover a sujeira mais pesada, mas outros detritos podem ser lavados com maior facilidade até mesmo manualmente.

Dependendo da aplicação, pode ser necessário também desinfetar o palete para evitar a contaminação. Mas, de forma geral, essas estruturas são fabricadas com materiais duros e fortes, fornecendo a combinação certa de propriedades para o uso em cadeias de suprimentos.

E o que acontece após o fim da vida útil?

Quando um palete está danificado ou chega ao fim de sua vida útil, ele não é mais reutilizável. Nesta fase, ele deve ser limpo adequadamente e encaminhado para reciclagem. A limpeza é muito importante, a fim de retirar o máximo de contaminação possível para evitar que as impurezas afetem o material reciclado. 

Posteriormente, o plástico reciclado pode ser utilizado de muitas formas diferentes. Por exemplo, vários fabricantes em uma ampla gama de produtos e indústrias o utilizam em suas matérias-primas. Dessa forma, a produção de garrafas, recipientes para alimentos, sacolas e muitos outros bens de consumo contêm plástico reciclado. 

Adquira soluções logísticas com excelente custo-benefício na ABN Paletes!

A ABN Paletes é uma empresa séria que tem o compromisso de oferecer soluções logísticas de qualidade com um dos melhores custo-benefício do mercado. Para isso, dispomos de diversos produtos, incluindo uma grande variedade de tipos e tamanhos de paletes de plástico, que poderão facilmente se adaptar às necessidades do seu negócio. Entre em contato agora mesmo para solicitar um orçamento!

logo abn

A ABN Paletes está há 10 anos no mercado, fornecendo os melhores Paletes Novos, Usados, EURO, PBR, Descartáveis, Plástico, Longarina e realizamos Coleta de Paletes. Estamos sempre prontos para atendê-los.

Nossos produtos:

© Copyright - 2021 Todos os direitos reservados

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?