Logística de armazenamento: o que é e por que utilizar paletes?

27 de setembro de 2021

Dentro da cadeia de suprimentos de uma empresa, a logística de armazenamento cobre as atividades relacionadas ao armazenamento adequado, proteção e preservação de mercadorias pelo tempo que for necessário. Da mesma forma, também trata da gestão, transporte, localização, manuseio e acondicionamento delas desde a recepção à expedição. Lidando com um grande volume de cargas, é importante contar com paletes de plástico e outros recursos que garantam maior segurança para os produtos e operações.

 

O que é logística de armazenamento?

O armazém é o eixo central da logística de armazenamento. Isso porque permite regular o fluxo de mercadorias entre a oferta e a procura. É nele que se concentra a gestão dos materiais que a empresa movimenta, armazena e manipula para atender às suas necessidades comerciais e produtivas. 

Mas do que se trata exatamente a logística de armazenamento? Bom, ela é responsável por gerir e planear tudo o que diz respeito aos produtos, mercadorias ou matérias-primas que uma empresa recebe para o exercício da sua atividade.

Dessa forma, engloba tarefas como colocar e guardar os fornecimentos recebidos, mantendo-os em bom estado. Além de garantir que o depósito de todos esses elementos tenham um impacto positivo no dia a dia da empresa.

O objetivo final é minimizar os custos operacionais, sem perder de vista um serviço de qualidade. Assim, busca-se alcançar a melhor combinação entre:

  • Maximizar a utilização do espaço de armazenamento;
  • Garantir a organização ideal da força de trabalho;
  • Aproveitar ao máximo os equipamentos de manuseio;
  • Garantir o acesso aos bens quando solicitado;
  • Manter as medidas de segurança necessárias para preservar a integridade das mercadorias.

Ou seja, a logística de armazenamento serve para tornar o armazenamento mais eficiente.

 

Por que utilizar paletes de plástico?

O núcleo da logística de armazenamento é o armazém e as principais atividades que nele decorrem são: recepção, armazenamento, preparação de encomendas e expedição de mercadorias. Mas, para que todos sejam desenvolvidos de forma eficiente, é necessário otimizar cada aspecto e utilizar recursos de forma inteligente, como os paletes de plástico.

Isso se refletirá em vários aspectos da empresa, desde a segurança dos trabalhadores e das mercadorias até a otimização do espaço. Afinal, a unitização das cargas confere maior praticidade e facilidade para operações logísticas, além de permitir que a capacidade máxima dos armazéns seja devidamente aproveitada.

O uso de paletes de plástico, portanto, possibilita que o armazenamento e o transporte de produtos, bem como outros processos, possam ser feitos de um modo ordenado e compacto. Como resultado, há uma redução de tempo das operações e de riscos, tanto de danificações aos produtos, quanto de acidentes de trabalho. 

 

Conte com a ABN Paletes!

A logística de armazenamento tem suas próprias regras organizacionais e áreas de trabalho específicas que giram em torno de objetivos comuns. Saber dominar essa ciência não é fácil, mas se você quer eficiência nos processos e garantir a viabilidade do seu negócio, é importante contar com paletes de plástico.

Portanto, para obter uma logística de armazenamento eficiente, entre em contato agora mesmo com a ABN Paletes e solicite um orçamento sem compromisso!

logo abn

A ABN Paletes está há 10 anos no mercado, fornecendo os melhores Paletes Novos, Usados, EURO, PBR, Descartáveis, Plástico, Longarina e realizamos Coleta de Paletes. Estamos sempre prontos para atendê-los.

Nossos produtos:

© Copyright - 2021 Todos os direitos reservados

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?