Dicas para tornar o trabalho com paletes mais seguro

30 de abril de 2021

Embora os paletes de madeira sejam uma das ferramentas mais básicas, eles também são vitais na cadeia de abastecimento global. Afinal, são usados o tempo todo para tornar o armazenamento, o manuseio e o transporte dos produtos mais práticos em toda a indústria. Como possuem ampla utilização, no entanto, é preciso estar ciente dos perigos que representam caso os devidos cuidados não sejam tomados. Neste artigo, confira como trabalhar com segurança com paletes.

Trabalhar com segurança com paletes: 3 dicas de práticas de segurança

Com bilhões de paletes de madeira circulando no mundo inteiro, essas estruturas precisam ser manuseadas com os devidos cuidados. Dessa forma, evitando ferimentos, tais como perfurações, entorse nos tornozelos e dedos quebrados ou, ainda, acidentes fatais.

Para minimizar os riscos de lesões e manter os trabalhadores seguros, veja a seguir algumas dicas para trabalhar com segurança com paletes:

Realize inspeções regulares

Essa é uma dica muito importante para trabalhar com segurança com paletes. Isso porque existem muitos acidentes que acontecem quando se negligencia a inspeção regular das estruturas. Portanto, os paletes de madeira devem ser inspecionados minuciosamente, sobretudo antes que os trabalhadores comecem a usá-los no depósito.

Avaliando cada estrado individualmente, é possível verificar se eles estão em boas condições de uso, descartando aqueles que estiverem danificados, para que os perigos possam ser evitados. 

Caso você não tenha certeza sobre a qualidade de um palete de madeira, a melhor solução é não utilizá-lo e removê-lo do local de trabalho. Certifique-se, então, de procurar pontos fracos, incluindo rachaduras e lascas, bem como tábuas e pregos que possam estar soltos e causar instabilidade.

Use os equipamentos adequados

Outra coisa que é bastante negligenciada nas cadeias de suprimentos é o uso dos equipamentos corretos, tanto operacionais quanto de segurança. Isso é potencialmente perigoso, mas infelizmente muitos acidentes e ferimentos, principalmente nas mãos e nos pés, ocorrem com certa frequência devido a falta da utilização dos equipamentos adequados.

Para trabalhar com segurança com paletes, é aconselhável que os trabalhadores façam uso de luvas para proteger as suas mãos de arranhões, lacerações e perfurações. Essas luvas permitem não apenas que haja mais segurança, como também que as atividades possam ser realizadas mais rapidamente. 

Além disso, recomenda-se a utilização de calçados de segurança, como botas projetadas para resistir a objetos pesados. Afinal, os paletes de madeira podem cair sobre seus pés, assim como as cargas que carregam. Em alguns casos, a proteção auditiva também é extremamente importante.

Outro ponto importante é utilizar os equipamentos de movimentação e elevação que também sejam adequados. Isso é primordial para a segurança. Portanto, sempre que possível, a melhor opção é o uso de empilhadeiras, paleteiras, estantes porta paletes e outros recursos.

Cuidado com o manuseio manual

Se o seu objetivo é trabalhar com segurança com paletes, uma das dicas mais importantes é garantir que os trabalhadores sigam as recomendações e práticas ideais para manusear paletes manualmente. Isso é vital, principalmente para o manuseio de paletes vazios e com cargas. 

É fundamental que os funcionários saibam como manter a postura adequada ao levantar e carregar paletes, a fim de proteger as costas de quaisquer lesões. Deve-se evitar ao máximo que os paletes de madeira sejam jogados ou caiam no chão, para não causar danos aos mesmos e nem ferir gravemente alguém.

Qualquer trabalhador que tentar manusear sozinho uma pilha de paletes, ainda que vazios, está potencialmente se colocando em risco ao fazer isso sozinho. Logo, outra prática essencial é que ele saiba reconhecer quando um processo exige mais pessoas. É mais seguro ter ajuda demais do que não o suficiente.

Paletes de madeira é com a ABN!

Atentar-se às dicas citadas anteriormente podem ajudá-lo a trabalhar com segurança com paletes, reduzindo os riscos de acidentes relacionados a essas estruturas em armazéns. 

Mas, além disso, também é importante contar com uma empresa especializada para adquirir essas e outras soluções logísticas de qualidade. Afinal, os cuidados que devem ser tomados incluem, ainda, a escolha de produtos resistentes e confiáveis.

Portanto, entre em contato agora mesmo com a ABN Paletes e solicite um orçamento para ter à sua disposição paletes de madeira e outros recursos duráveis e seguros!

 

logo abn

A ABN Paletes está há 10 anos no mercado, fornecendo os melhores Paletes Novos, Usados, EURO, PBR, Descartáveis, Plástico, Longarina e realizamos Coleta de Paletes. Estamos sempre prontos para atendê-los.

Nossos produtos:

© Copyright - 2021 Todos os direitos reservados

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?