Como a economia circular é aplicada na fabricação de paletes?

28 de julho de 2021

Vivemos em uma época em que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são um dos motores das empresas. Por isso, muito se fala hoje em dia sobre produção e consumo responsáveis, que conduzem diretamente à aplicação da economia circular. Mas como esse princípio é aplicado na fabricação de paletes de madeira e de plástico?

 

O que é a economia circular e quais são os seus benefícios?

O conceito de economia circular é a alternativa a uma economia linear. Dito isso, vamos explicar cada uma dessas ideias:

 

Economia linear

Em uma economia linear, depois que um produto é usado uma vez, ele é descartado sem a consideração de ser colocado de volta no sistema. Um dos principais problemas disso é que o planeta possui uma quantidade finita de recursos. 

Além, é claro, que os resíduos gerados em grande escala por esse tipo de economia muitas vezes contribui para a contaminação do meio ambiente e pode se tornar perigoso para os humanos e para os animais.

 

Economia circular

Em vez de fazer, usar e descartar, a economia circular visa manter os recursos em uso pelo maior tempo possível. Isso nos permite extrair o valor máximo dos itens e, em seguida, recuperar e reaproveitar produtos e materiais no final de sua vida útil.

Consequentemente, a economia circular contribui significativamente para a redução de resíduos, maior produtividade dos recursos, economia mais competitiva e para reduzir os impactos ambientais da produção e do consumo.

Todo esse processo de reutilizar os recursos não acarreta nenhum risco para a qualidade dos paletes de madeira ou plástico. Pelo contrário, a qualidade permanece a mesma, graças às tecnologias e fórmulas utilizadas.

 

E, então, como esse processo é adotado na fabricação de paletes de madeira e de plástico?

A economia circular já teve um grande impacto na indústria de paletes na última década. Como resultado, um número crescente de estruturas está sendo reciclada. Assim, os paletes que seriam levados para aterros agora têm um ciclo de vida muito mais longo, pois permanecem em circulação por muito mais tempo.

No que diz respeito à fabricação de paletes de madeira e de plástico, na ABN Paletes adotamos e interpretamos o processo de economia circular realizando as seguintes etapas:

 

  • Recuperação: através do nosso serviço de coleta de paletes, recuperamos paletes em bom ou mau estado, bem como outros resíduos, para garantir que entrem na economia circular em vez de acabarem em aterros;
  • Reparo: após coletado, o palete de madeira ou palete é limpo e inspecionado para ver sua condição. Todas as estruturas que estiverem danificadas são reparadas sempre que possível;
  • Reutilização: os paletes reparados e recondicionados então são vendidos ou alugados para novos clientes como paletes usados;
  • Reciclagem: caso não seja possível reparar um palete, ele é desmontado e os seus materiais reutilizados para diversos fins, inclusive para reparar ou produzir novos paletes;
  • Reaproveitamento: todos os paletes e resíduos coletados são reaproveitados de uma forma ou de outra.

 

Soluções logísticas de ponta e preocupação com o meio ambiente

Com o serviço de coleta de paletes, venda de paletes usados e locação de diversas estruturas, a ABN Paletes ajuda você a reduzir sua pegada de carbono. Além disso, contribui para a realização de uma economia circular, que é um dos eixos centrais de nossas atividades. Por isso, se você estiver procurando paletes de madeira, plástico e outros produtos logísticos, entre em contato conosco e solicite um orçamento!

logo abn

A ABN Paletes está há 10 anos no mercado, fornecendo os melhores Paletes Novos, Usados, EURO, PBR, Descartáveis, Plástico, Longarina e realizamos Coleta de Paletes. Estamos sempre prontos para atendê-los.

Nossos produtos:

© Copyright - 2021 Todos os direitos reservados

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?