O aumento do consumo nas cidades resulta em maior geração de resíduos sólidos e resíduos perigosos, que quando não são descartados adequadamente, podem prejudicar a saúde humana e o meio ambiente, causando a contaminação dos solos, das águas e da atmosfera.
Nesse sentido, a coleta de resíduos é de extrema importância para reduzir os impactos ambientais causados pela destinação inadequada dos resíduos sólidos produzidos durante as atividades domésticas, comerciais, industriais e nos serviços de saúde.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos define que resíduo sólido é todo material, substância, objeto ou bem descartado que seja resultante de atividades humanas.
Os resíduos sólidos são classificados em urbanos, industriais (classe I, classe II A, classe II B), construção civil, serviços de saúde (grupo A, grupo B, grupo C e grupo D) e agrícolas, de acordo com suas características, propriedades e origem.
Os resíduos urbanos são provenientes da atividade humana e são divididos em matéria orgânica, papel, plástico, vidro e metais.
Os resíduos industriais, borrachas, plásticos, metais, solventes, entre outros, são gerados pela atividade industrial e podem ser divididos entre classe I (perigosos), classe II A (não inertes) e classe II B (inertes).
Os resíduos da construção civil são provenientes de construções, reparos, reformas e demolições e são classificados em classe A, classe B, classe C e classe D.
Os resíduos de serviços de saúde são provenientes de hospitais, clínicas odontológicas e veterinárias, postos de saúde e laboratórios e são divididos em grupo A (potencialmente infectantes), grupo B (químicos), grupo C (radioativos), grupo D (comuns).
A coleta de resíduos sólidos é uma coleta seletiva, efetuada por uma empresa especializada, que consiste na retirada de resíduos, que em geral foram previamente separados de acordo com o tipo e a composição, diretamente no gerador para posterior reciclagem ou descarte.
A reciclagem possibilita que os resíduos sólidos sejam reaproveitados e recolocados no mercado e o descarte consciente evita que esses resíduos contaminem o solo, a água e a atmosfera, o que seria prejudicial para a saúde humana.
É possível contratar uma empresa especializada na coleta de resíduos para garantir que o descarte seja realizado de maneira correta, respeitando o que pede a legislação sobre resíduos sólidos. Após avaliar e classificar o material, o resíduo pode ser destinado para:
Para evitar acidentes durante a coleta, o transporte e o descarte dos resíduos sólidos, é importante que sejam utilizados equipamentos de proteção individual, assim como caixas roll on/off, caixas brooks, caixas compactadoras, contêiner de ferro e paletes de contenção.
A contratação de uma empresa especializada em coleta de resíduos é fundamental para evitar que o seu negócio seja alvo de multas e autuações por descumprimento das legislações sobre o gerenciamento de resíduos, além disso:
Se você precisa de ajuda no gerenciamento e na coleta de resíduos sólidos, fale com a ABN Paletes.
Para podermos te ajudar da forma que você precisa, preencha os campos abaixo e solicite o seu orçamento online com a ABN Paletes.
Preencha os dados e receba nosso catálogo em seu e-mail.
A ABN Paletes conta uma variedade de produtos planejados para otimizarem toda a logística de sua empresa. Confira os principais:
A caixa palete é um material usado para armazenar e transportar produtos ...
Os paletes descartáveis devem ser itens necessariamente de baixo custo, mesmo ...
A ABN Paletes conta uma variedade de produtos planejados para otimizarem toda a logística de sua empresa. Confira os principais:
A caixa palete é um material usado para armazenar e transportar produtos ...
Para podermos te ajudar da forma que você precisa, preencha os campos abaixo
e solicite o seu orçamento online com a ABN Paletes.
Estrada Municipal Brasílio Vieira, 3934
Bairro Sapateiro, Embu-Guaçu - SP
CEP: 06900-000
© Copyright - 2021 Todos os direitos reservados
Gostaria de receber uma ligação?