Vantagens dos paletes de plástico

Tempo de leitura: 3 minutos

Os processos logísticos são um dos pilares de qualquer empresa. São eles que ditam a qualidade de algumas operações e o ritmo das mesmas. Por serem tão importantes, é comum que apareçam novas tendências para o aprimoramento da logística de uma empresa. Por esse motivo, os paletes vem ganhando espaço em diversas aplicações. Os paletes de plástico, principalmente, estão cada vez sendo mais utilizados para o transporte e armazenagem de mercadorias.

Paletes de plástico ou de madeira?

Os paletes de madeira são muito utilizados nas indústrias. Isso porque são conhecidos como uma opção mais barata e que pode ser reutilizado e reparado, se for necessário. Entretanto, como o processo de fabricação é rudimentar, o produto final é mais pesado. Os paletes de madeira ainda quebram com facilidade e costumam apresentar pregos e lascas que podem ferir quem os manuseia.

Além disso, a higienização do palete de madeira é mais difícil, por conta da superfície irregular. A madeira, inclusive, é uma matéria-prima favorece a proliferação de bactérias e fungos, ou seja, apresenta alto risco de contaminação e infestação.

Por isso, para quem está trabalhando com a implantação de paletes, uma alternativa muito procurada são os paletes de plástico. Fabricados em um material com excelente durabilidade, os paletes de plástico são uma opção que vem ganhando popularidade, já que apresentam características próprias e diversas vantagens.

Por que utilizar paletes de plástico?

Os paletes de plástico são encontrados cada vez mais na indústria. Isso porque é a melhor alternativa para vários segmentos que precisam um produto resistente, higiênico e bastante prático.

pallets de plastico
pallets de plastico

Confira algumas das vantagens dos paletes de plástico:

Boa vida útil e custo-benefício

Essas são duas vantagens muito importantes para quem tem um negócio e precisa se preocupar com processos de armazenagem e transporte de mercadorias. O palete de plástico possui uma vida útil longa. Além de ser durável, ele não necessita de manutenção e é resistente a agentes externos, tais como umidade e mudanças climáticas.

Assim, o palete de plástico é um produto que tem um ótimo custo-benefício e pode durar em média 10 anos.

Mais leves e resistentes

Os paletes de plástico são mais leves e mais resistentes que os de madeira, mesmo quando são fabricados com as mesmas características. Ou seja, o manuseio dele é mais fácil. O palete mais leve faz toda a diferença também para o transporte de mercadorias. Isso porque ao movimentar cargas com menos peso, o frete e demais custos de transporte ficam mais baratos.

Mais higiênicos

A limpeza dos paletes de plástico é mais fácil e, um dos motivos para isso, é por justamente serem mais leves. Essa característica é muito valorizada, principalmente quando se fala da indústria alimentícia e farmacêutica. Além disso, os paletes de plástico são confeccionados com proteção antimicrobiana, o que impede a proliferação de bactérias e fungos.

São mais sustentáveis

Os paletes de plástico atendem a exigências ambientais, uma vez que são fabricados com material atóxico e totalmente reciclável. O processo de confecção desse palete também é extremamente cuidado com o meio ambiente. Ou seja, paletes de plástico causam menos impacto ambiental quando comparados aos de madeira.

ABN Paletes: encontre paletes com os melhores preços

Há 8 anos no mercado, a ABN Paletes é especializada em fornecer diferentes tipos de paletes de qualidade e pelos melhores preços do mercado com diversos tamanhos. Além disso, também realizamos a coleta de paletes. Entre em contato, nós estamos sempre prontos para atendê-los.Ligue para nós!