Paletização: o que é e quais são os benefícios?

Tempo de leitura: 3 minutos

Qualquer pessoa que trabalha ou já trabalhou com logística sabe o quanto os paletes de plástico e de madeira são importantes aliados das operações. Isso porque trata-se de um poderoso componente da estratégia de manuseio de materiais. Consequentemente, nos últimos anos, a paletização tornou-se uma necessidade para muitas indústrias, comércios e outras empresas.

Mas o que exatamente significa paletização?

O termo paletização, basicamente, refere-se ao ato de colocar produtos em um palete de plástico ou madeira, organizando-os de forma específica. Idealmente, eles são empilhados de modo a maximizar a quantidade de mercadorias. Os itens, então, são empilhados de acordo com o peso e em um padrão que promove estabilidade e integridade do produto. 

Isso é muito importante do ponto de vista logístico, pois aumenta a eficiência das cadeias de produção. Afinal, os paletes de plástico conferem maior praticidade, agilidade e segurança para os processos. Além disso, com eles, em vez de armazenar e mover um produto por vez, é possível movimentar vários de uma vez graças à unitização de cargas. 

Enquanto o método original de paletização consistia nos operadores carregando os itens manualmente em paletes, atualmente os sistemas estão cada vez mais automatizados, tornando todo o processo muito mais rápido e seguro.

Quais são os benefícios da paletização?

Os paletes de plástico e madeira, cada vez mais, estão se tornando rapidamente o produto a ser usado para auxiliar no armazenamento e transporte de mercadorias. Isso porque existem vários benefícios decorrentes de optar pela paletização em cadeias de suprimentos. É o caso, por exemplo, de:

Rapidez e eficiência 

A paletização faz com que ocorra a unitização de cargas. Isso significa que os processos logísticos têm um ganho absurdo quando as mercadorias são paletizadas. Afinal, elas podem ser movidas mais rapidamente. 

Essa é uma grande vantagem para qualquer tipo de produto, mas sobretudo para os perecíveis. Como eles serão movidos mais rapidamente, o risco de perecerem é reduzido.

Além disso, o uso depaletes de plástico também permite que haja mais eficiência e praticidade para a realização de operações diversas, como o transporte e armazenamento.

Produtividade e facilidade

Consequentemente, a produtividade aumenta, porque a paletização ajuda a organizar o armazém, facilitando o controle de estoque e a gestão da cadeia de suprimentos. E um único palete de plástico com vários itens é mais fácil de gerenciar.

A possibilidade de automatização e do uso de máquinas e equipamentos, como as empilhadeiras, ajuda a tornar as operações logísticas ainda mais fáceis.

Riscos reduzidos

A paletização ainda é extremamente vantajosa, pois reduz os riscos dos produtos serem danificados devido ao manuseio. Também mantém os produtos acima do solo, longe de água parada, sujeira e detritos. Além disso, principalmente com a possibilidade de automatização, os riscos de lesões e outros acidentes de trabalho também são reduzidos.

Outro ponto é que os pallets de plástico são produtos fortes, resistentes e duráveis. Assim, eles podem suportar mais mercadorias sem o risco de quebrar, desde que a sua capacidade seja respeitada.

Quer paletizar a sua cadeia de suprimentos? Conte com a ABN Paletes!

As vantagens da paletização são muitas, o que reduzirá seus custos e os danos que suas mercadorias sofrerão durante o transporte. E agora que você já sabe disso, entre em contato com a ABN Paletes e garantapaletes de plástico e madeira, bem como outras soluções logísticas de alta resistência, com um fornecedor confiável e experiente.

Ligue para nós!
ABN Paletes em Paletes
A ABN Paletes está há 8 anos no mercado, fornecendo os melhores Paletes Novos, Usados, EURO, PBR, Descartáveis, Plástico, Longarina e realizamos Coleta de Paletes.
Estamos sempre prontos para atendê-los.
ABN Paletes