Paletes no ramo alimentício: qual cumpre melhor as normas sanitárias?

Tempo de leitura: 3 minutos

Paletes são um dos principais componentes dos estoques, utilizados para apoiar ou mover mercadorias. Eles são muito recomendados por tornarem o serviço mais simples e pouparem esforço físico. No caso de paletes no ramo alimentício, os paletes de plástico possibilitam a rápida movimentação e são úteis para garantir a qualidade dos alimentos.

Entenda quais os melhores paletes no ramo alimentício

Os paletes no ramo alimentício mais indicados são os paletes de plástico. Eles são estruturas semelhantes a um estrado ou uma caixa, utilizados para a movimentação, transporte e armazenagem de alimentos. Sua aplicação facilita a execução do serviço e colabora para aumentar a produtividade interna.

pallets de plastico
pallets de plastico | ABN Paletes

Além de garantirem a qualidade dos alimentos e possibilitarem a rápida movimentação, os paletes de plástico ainda oferecem proteção para os mesmos, impedindo que eles sofram danos. Esses materiais podem ser encontrados em diversos tamanhos para atender as mais variadas demandas.

Polietileno para fabricação de paletes no ramo alimentício

O polietileno, matéria-prima utilizada para a fabricação de paletes de plástico, apresenta características que o tornam ideal para o contato com alimentos e bebidas. Isso porque é um material que não sofre oxidação, tem uma superfície lisa, evitando desenvolvimento de fungos, bactérias, germes e outros, não retém cheiro e não transmite sabor. Outra vantagem é que isola a carga do chão e podem ser empilhados, ou seja, ganha-se espaço físico.

Quando fabricado em polietileno de alta densidade (PEAD), ainda suporta baixas temperaturas. Além disso, a limpeza é simples, podendo ser feita a higienização completa com água, sabão, detergente, produtos químicos básicos ou vapor.

Por que não utilizar paletes de madeira no ramo alimentício?

A garantia de segurança alimentar é exigida por lei, devendo as indústrias e empresas do setor alimentício assegurar a higiene e qualidade de seus produtos. O Ministério da Saúde instituiu a utilização de programas de Boas Práticas de Fabricação (BPF). O objetivo é inspecionar o setor, de forma a garantir condições higiênico-sanitárias adequadas para a manipulação e o processamento de alimentos.

Uma das recomendações desse programa é justamente evitar o uso de paletes de madeira para armazenar e/ou movimentar alimentos. A madeira é um material poroso, podendo armazenar água, microrganismos e resíduo de alimentos em seu interior. Por esse motivo, recentemente o uso de paletes de madeira no ramo alimentício passou a ser questionado, especialmente após ocorrerem casos de intoxicação.

Exigências para os paletes no ramo alimentício

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possui algumas recomendações para as empresas que atuam com serviços de manipulação, estocagem e armazenagem de produtos alimentícios. De modo geral, os alimentos precisam ser armazenados de maneira que a contaminação e proliferação de microrganismos seja impedida.

O local onde o alimento ficará deve ser mantido limpo, com os alimentos dispostos por tipo sobre paletes ou estrados bem conservados e higienizados. A Anvisa ainda recomenda que as empresas e indústrias que usem paletes feitos em material plástico, devido à melhor capacidade de higienização e organização.

ABN Paletes: encontre paletes de plástico com os melhores preços

Há 8 anos no mercado, a ABN Paletes é especializada em fornecer diferentes tipos de paletes de qualidade e pelos melhores preços do mercado com diversos tamanhos. Além disso, também realizamos a coleta de paletes. Entre em contato, nós estamos sempre prontos para atendê-los.Ligue para nós!