Paletes de madeira podem ser utilizados na indústria alimentícia?

Tempo de leitura: 3 minutos

A relação entre paletes de madeira e segurança alimentar tem sido motivo de preocupação nos últimos anos. Tanto consumidores quanto gestores de cadeia de suprimentos têm dúvidas se as estruturas fabricadas com esse material são uma boa opção para a indústria alimentícia.

Esse questionamento é completamente normal, visto que muito se fala sobre o fato dos paletes de plástico não serem porosos. Além, é claro, por se tratarem de uma alternativa mais fácil de limpar e higienizar. 

No entanto, o uso de paletes de madeira para o armazenamento e transporte de alimentos é comum. Inclusive, já faz anos que muitas empresas optam por essa solução. Isso porque eles não são apenas seguros em muitas maneiras, mas também são confiáveis ​​e acessíveis com ótimo desempenho de carga.

Razões pelas quais os paletes de madeira são seguros para a indústria alimentícia

Devido às suas propriedades sanitárias e outros benefícios, os paletes de madeira são a primeira escolha de embalagem para muitos líderes da indústria alimentar. Isso não acontece à toa, existem alguns motivos pelos quais a estrutura de madeira é a escolha número um para essas empresas.

O primeiro deles é o fato da madeira ser um material seguro. Isto é, desde que esteja limpa e seca, obviamente. Afinal, dessa forma, não é um bom terreno fértil para bactérias e é improvável que abrigue patógenos.

Ou seja, essa matéria-prima, por si só, não representa nenhum perigo para a saúde em termos de bactérias ou micróbios.

Além disso, mesmo que um contaminante entre em contato com um palete de madeira, os agentes patogênicos e os líquidos são absorvidos pelas fibras de madeira e para longe da superfície. Assim, os contaminantes não permanecem nas superfícies de madeira e, portanto, não entram em contato direto com os alimentos.

Outro ponto que também vale a pena ressaltar é que os paletes de madeira podem ser higienizados de maneira fácil e econômica por meio de tratamento térmico. Além disso, são facilmente esterilizados e podem ser colocados em uma estufa, a fim de remover a umidade e ajudar a prevenir o crescimento de mofo.

Por último, é sabido que embalagens danificadas podem permitir que os contaminantes interajam com os alimentos. No entanto, os paletes de qualidade não perfuram ou danificam nenhuma embalagem.

Assim, um palete de madeira, seja ele novo ou usado, deve ser adquirido junto com uma empresa de confiança. Dessa forma, não terá lascas ou pregos expostos que possam danificar a embalagem e não terá risco de impactar negativamente os alimentos.

Cuidados com o uso dessas estruturas

Os paletes de madeira apresentam diversos benefícios associados ao seu uso. Consequentemente, é a principal escolha de muitos gestores como peça-chave para organizar e otimizar os seus armazéns. Por isso, para muitas empresas do setor alimentício, pode não ser viável eliminar inteiramente essas estruturas.

Como resultado, é importante tomar alguns cuidados. Afinal, deve-se evitar a contaminação dos produtos e mercadorias. 

Dessa forma, se você se preocupa com o contato direto, uma solução é adicionar uma camada de barreira robusta entre a superfície da palete e a matéria-prima ou produto alimentar. Um bom exemplo de recurso, que pode ser utilizado com essa finalidade, é a caixa palete de plástico.

Além disso, é importante que os paletes de madeira para indústria alimentícia passem por uma inspeção regular. Assim, será possível revisar e avaliar as estruturas, e remover as que estejam danificadas.

Conte com a ABN Paletes

Com uma preocupação cada vez maior com a segurança alimentar, as pessoas estão procurando alternativas para um risco menor de contaminação. Contudo, os paletes de madeira podem sim ser uma solução segura para a indústria alimentícia.

Deve-se, no entanto, ter alguns cuidados, como os mencionados anteriormente. Além de contar com uma empresa que seja referência no fornecimento dessas estruturas, como é o caso da ABN Paletes.

Ligue para nós!
ABN Paletes em Paletes
A ABN Paletes está há 8 anos no mercado, fornecendo os melhores Paletes Novos, Usados, EURO, PBR, Descartáveis, Plástico, Longarina e realizamos Coleta de Paletes.
Estamos sempre prontos para atendê-los.
ABN Paletes