Como seria um mundo sem paletes?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você consegue imaginar como seria um mundo sem paletes? Essas estruturas, embora pareçam simples e muitas vezes as pessoas não saibam de sua importância, são cruciais para a logística moderna. Qualquer coisa que esteja ao seu redor neste momento, seja um alimento, seu celular ou computador e etc, provavelmente, em algum momento, já foi armazenado e transportado em paletes de madeira.

Mesmo assim, muita gente ainda desconhece o seu papel na cadeia de suprimentos. Mas, então, imagine agora se todos eles desaparecessem. Continue lendo para descobrir o que aconteceria e entender como tais estruturas são fundamentais para o funcionamento de todas as coisas como nós conhecemos hoje.

Um mundo sem paletes, é possível?

Atualmente, existem bilhões de paletes em circulação ao redor do mundo. Desses, estima-se que 90% sejam de madeira. Eles são extremamente importantes para a logística moderna, sendo elos importantes na maioria das cadeias de suprimentos. 

Além disso, são  essenciais para o transporte de todos os tipos de mercadorias, de camisetas a peças automotivas e produtos farmacêuticos.

É bem provável que quase tudo que temos hoje já tenha sido acondicionado em cima de uma estrutura dessas. Ou, pelo menos, parte disso, como componentes, matéria-prima e etc. Portanto, não é exagero nenhum dizer que os paletes movem o mundo. Pelo contrário, essa é uma máxima que se torna cada vez mais verdade.

Contudo, ainda assim, é difícil pensar no quão importante os paletes são, certo? Tudo bem, você provavelmente tem noção do quanto eles ajudam nos processos da sua empresa. Mas em termos gerais, o que poderia acontecer caso esses estrados deixassem de existir? Veja a seguir:

As empilhadeiras seriam inúteis

As empilhadeiras são máquinas bastante utilizadas para o manuseio de cargas paletizadas. Elas se tornaram populares ao mesmo tempo que os
paletes, durante a Segunda Guerra Mundial. Inclusive, influenciaram na evolução do design dessas estruturas, por conta de seus garfos.

Se os paletes desaparecessem, não apenas as vendas de empilhadeiras parariam completamente, mas as centenas de milhares de empilhadeiras já em uso se tornariam apenas relíquias do depósito. Afinal, não existiria mais essa plataforma, cuja estrutura é projetada para que os garfos da empilhadeira sejam encaixados.

Consequentemente, as pessoas teriam que fazer todo o trabalho pesado. E, como resultado, provavelmente haveriam mais acidentes, danos aos produtos e etc.

A economia seria significativamente afetada

Os paletes têm uma função crítica que conecta muitos aspectos de inúmeras indústrias. Assim, se eles desaparecessem, as cadeias de abastecimento seriam quebradas. Isso afetaria varejistas, distribuidores, fabricantes e transportadores. Como resultado, as empresas não seriam capazes de levar seus produtos aos consumidores, pelo menos não de forma eficiente.

Ou seja, a eficiência seria a maior vítima, pois o desaparecimento de paletes afetaria o tempo de carga e descarga, a segurança e os custos. Esses custos aumentados sempre chegam ao consumidor, fazendo com que os produtos e mercadorias passem a ter um preço maior, o que cliente nenhum gosta. Então, as pessoas deixariam de comprar porque não podem mais pagar ou porque não veem valor naquilo.

A quantidade de projetos criativos diminuiria

Tudo bem, as pessoas podem criar projetos novos com praticamente qualquer material. No entanto, os paletes de madeira parecem revelar o lado criativo das pessoas. Seja construindo móveis modernos ou qualquer outro objeto a partir da madeira de paletes, pela internet mesmo é possível encontrar inúmeros tutoriais de DIY, ou Do It Yourself, do português “faça você mesmo”.

O mundo sem paletes de madeira seria caótico

Agora que você já teve um vislumbre do que aconteceria em um mundo sempaletes , fica mais fácil entender a sua importância, certo? Afinal, sem dúvidas, dá para perceber que essas estruturas são a base sobre a qual a logística moderna funciona, além de ser uma das bases da economia também.

Portanto, agora que você já entendeu alguns dos motivos pelos quais os paletes de madeira são amplamente utilizados ao redor do mundo, conte com a ABN Paletes. Somos uma empresa fornecedora de produtos logísticos de ponta para atender às necessidades do seu negócio.

Ligue para nós!
ABN Paletes em Paletes
A ABN Paletes está há 8 anos no mercado, fornecendo os melhores Paletes Novos, Usados, EURO, PBR, Descartáveis, Plástico, Longarina e realizamos Coleta de Paletes.
Estamos sempre prontos para atendê-los.
ABN Paletes