Como realizar a limpeza de paletes de madeira?

Tempo de leitura: 3 minutos

Paletes de madeira são utilizados para otimizar o transporte e o armazenamento de cargas, além de servir para compor a decoração de diversos cômodos da casa. Mas, assim como qualquer material, precisam ser bem higienizados. Para fazer a limpeza de paletes de madeira, a maneira mais fácil e rápida é usando uma lavadora de alta pressão. Entretanto, há outras formas de fazê-lo também, caso não se tenha o aparelho.

Limpeza de paletes de madeira: análise de segurança

Antes de fazer a limpeza de paletes de madeira, é preciso ter alguns cuidados a fim de garantir a segurança. Para isso, coloque luvas grossas e inspecione a madeira com cuidado, procurando por saliências pontiagudas, como pregos ou tachas. Se encontrar um prego saliente, tire-o com auxílio do martelo. Faça o mesmo com as tachas que estiverem perceptíveis, retirando com uma ferramenta adequada.

Observe também se há alguma descoloração. Se encontrar qualquer mancha de origem desconhecida, talvez seja uma boa deixar o palete de lado. Isso porque, dependendo do uso do palete no passado, as manchas podem ser nocivas.

Além disso, procure por carimbos ou marcações em forma de números, palavras ou símbolos que não sejam parte de um logo. Se não houver nenhuma marcação, é provável que o palete seja seguro. Caso contrário, identifique a marcação, que pode ser gravada, pintada ou até mesmo esculpida na madeira.

Se o palete estiver marcado com DB (descascado), HT (tratamento térmico), KD (secado em estufa) e EPAL (logomarca da associação europeia de paletes), eles são seguros para uso. Os que apresentarem a marcação EUR devem ser evitados, exceto se também tiver EPAL. Já paletes com MB (bromometano) e de fonte internacional que não contenham a marcação IPPC, o uso talvez não seja seguro.

Limpeza dos paletes de madeira

É interessante que a limpeza dos paletes de madeira sejam feitas em um ambiente externo, assim evitando levar sujeiras para outros ambientes. Por exemplo, paletes de madeira recuperada podem ter insetos que você não quer ter dentro de um lugar fechado. Para fazer uma boa lavagem, o primeiro passo então é utilizar uma mangueira pressurizada e, posteriormente, deixar o palete secar.

Se for necessário, o palete ainda pode ser desmontado com a ajuda de um martelo, pé de cabra ou outra ferramenta que permita o desmonte sem quebrar.

Lixando e higienizando os paletes de madeira

Para lixar a madeira, pode-se colocar o palete ou as tábuas entre dois apoios. A superfície deve ser bem trabalhada, de modo que fique suave ao toque e não tenha nenhuma farpa. Comece com uma lixa áspera e depois pode chegar a um grão mais fino. Para evitar qualquer tipo de problema, utilize um óculos de proteção e lixe o palete de madeira em um ambiente externo.

Como é possível que os paletes tenham tido contato com diferentes tipos de produtos, a higienização precisa ser feita. O é que seja após o processo de lixar a madeira, pois assim é possível garantir que a madeira será melhor desinfetada. Para isso, pode-se utilizar uma solução de limpeza. Em um balde com água, adicione um pouco de água sanitária e detergente líquido. Em seguida, utilizando uma esponja, passe pela superfície do palete para limpá-lo.

Para remover a solução, use novamente a mangueira pressurizada, enxaguando a madeira. Repita o processo de esfregar e enxaguar o palete novamente, para uma limpeza mais profunda. Depois disso, deixe o palete de madeira no sol para secar.

Euro Paletes, Madeira, Paletes, Indústria, Padrão, Epal

ABN Paletes: encontre paletes de madeira com os melhores preços

Há 8 anos no mercado, a ABN Paletes é especializada em fornecer diferentes tipos de paletes de qualidade e pelos melhores preços do mercado com diversos tamanhos. Além disso, também realizamos a coleta de paletes. Entre em contato, nós estamos sempre prontos para atendê-los.Ligue para nós!