A madeira e suas diversas funcionalidades

28 de maio de 2018

Um material bastante versátil e que nunca sai de moda é a madeira, usado desde sempre para confeccionar inúmeros objetos ou construir casas e outras coisas mais robustas. Por ser um material tão forte e resistente, ao longo dos anos foram desenvolvidas várias tecnologias que conservem a sua qualidade, livrando-a de pragas de insetos e umidade, além de fazer um uso mais ecológico da mesma, minimizando o desmatamento.

A seguir você pode conferir as diversas funcionalidades da madeira, bem como, os benefícios proporcionados por ela:

Decoração

Por ser um material clássico, a madeira deixa qualquer ambiente mais sofisticado e elegante. Ela pode ser aplicada em pisos e móveis, assim como pode ser usada para a decoração quando em formato de paletes, painéis, divisórias e enfeites. Nas áreas externas pode trazer efeitos positivos com pergolados, decks e outros acabamentos.

Além disso, ela promove outros efeitos ao ambiente que dependem de quais elementos decorativos são utilizados em sua composição. Assim, o local pode ter um aspecto rústico, romântico, minimalista, sóbrio, dentre outros.

Transporte

No campo dos transportes, a madeira é usada como medida de conservação, segurança e funcionalidade. Ela pode ser usada em formato de paletes ou tábuas para transportar com seguranças as cargas ou reforçar o veículo.

No caso dos paletes, estes são devidamente reforçados e ajudam a carregar coisas que não podem encostar no chão ou pegar umidade, portanto, é uma das alternativas mais procuradas para o transporte.

Em regiões industriais, que fazem grande uso dos transportes pesados (caminhões e carretas) o uso desses elementos em madeira é grande. Isso explica a demanda por paletes de madeira em Sorocaba, Campinas, São Bernardo, Diadema, Mauá e outros polos industriais.

Armazenamento

Em grandes galpões podem ser armazenados diversos tipos de materiais, dentre eles, alguns que merecem mais cuidados do que outros, como produtos farmacêuticos, alimentos, têxteis ou materiais em alumínio que devem ficar longe de umidade. Assim, para conservação dos mesmos, podem ser utilizados paletes de madeira como apoio ou estarem abaixo de uma estrutura civil confeccionada nesse mesmo material.

Além disso, isso garante uma melhor organização dos itens em questão, maximizando o espaço e reduzindo custos e danos.

Construção civil

A madeira ainda é bastante usada na construção civil e, se seu uso não é mais tão frequente para a construção de casas como antigamente, hoje ela é usada como viga e outros itens para a sustentação da obra, além de portas, janelas, forros e toda a estrutura do local.

Contudo, em locais mais frios as casas completamente feitas ou revestidas com madeira ainda são uma boa opção para manter o ambiente aquecido.

Esses são apenas alguns itens que demonstram a funcionalidade desse material tão eclético. A madeira em outros itens do nosso dia a dia, como utensílios domésticos, balcões, lápis e muitos outros.

O que achou das dicas? Conhece alguma outra funcionalidade da madeira? Conte para nós!

© Copyright - 2021 Todos os direitos reservados

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?