Dos paletes de madeira ao concreto, o skate e a construção de sua história.

os-paletes-de-madeira-e-skatistas-vivem-num-amor-eterno

Uma das modalidades esportivas que mais crescem no Brasil é o Skate. Durante muitos anos, o passatempo das quatro rodinhas foi rejeitado por grande parte da sociedade. Muitos o viam como uma espécie de esporte rebaixado, da periferia, dos rappers, drogados. As rejeições eram altíssimas, dos mais variados níveis, sem projeções.

Porém, este cenário começou a mudar radicalmente a partir dos anos 2000. Os demais esportes, principalmente o futebol, começavam a sofrer pequenas quedas de popularidade, e a economia dava flancos de crescimento. Se aproveitando dessas ações, os skatistas começaram a quebrar os paradigmas passados e se estabelecerem no Brasil.

Atualmente, seus adoradores crescem ano após ano. O número de competições triplicou, junto com a elevação de esportistas no ramo. Contudo, boa parte desse fanatismo ocorreu pela forma que a modalidade foi se estruturando no país. Sem apoio e dinheiro, boa parte das pistas de skate e seus obstáculos eram feitas com vários materiais, dentre eles tubos e aço e paletes de madeira.

Um bom lutador vence com o tempo e nos pequenos detalhes.

o-skate-e-sua-historia

Qualquer novidade para se iniciar no Brasil e marcar presença, ela tem que passar por verdadeiros testes de resistência. O Skate é um exemplo disso. Por muito tempo, várias cidades deixaram de abastecer o sonho de vários praticantes, não construindo espaços adequados para a o desenvolvimento da modalidade.

O ruído era tamanho, que acabou impactando, diretamente, na rejeição de boa parte da população nos anos 90 para o esporte. Contudo, a luta pela afirmação do skate em território nacional não havia acabado, e a estratégia foi agir de forma autônoma e construir a pista e seus obstáculos com as próprias mãos, em meio a uma acentuada crise econômica.

Durante anos, pequenos lugares foram levantados, e o esporte começava a se disseminar. O que mais encantava as pessoas de fora eram os sensos de criatividade aplicados na concepção das pistas, com pouco dinheiro e muita vontade.

Com união, a criatividade aparece.

a-criatividade-ao-alcance-dos-skatistas-atraves-dos-paletes-de-madeira

Vários obstáculos foram confeccionados de materiais simples, como paletes de madeira. Porém, o uso deles foi extremamente aproveitável e benéfico. Uma enorme quantidade de obstáculos fora criada, pistas de madeira tiveram suas construções com a perfeição semelhante a de um arquiteto profissional. O esporte ganhava ares de superação e união.

Atualmente, a modalidade agrega cerca de 6 milhões de praticantes no país e quase o dobro de admiradores. O Brasil concentra uma das três maiores nações skatistas do planeta, e detém vários troféus e reconhecimentos internacionais devido aos grandes talentos que brotam dessa essência lutadora.

A fuga da realidade pode ser uma saída para o fim dos intermináveis problemas

Em suma, o skate, para a maioria dos jovens, virou um símbolo de luta, garra, determinação e anseio pelo sucesso, com predicados humildes, simples e correto, mostrando que os praticantes do esporte anseiam por mudar a concepção do pensamento brasileiro em relação as modalidades desportivas, elucidando que o sistema atual precisa mudar, para a alegria dos esportistas e aqueles que amam praticar atividades físicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *