Como conservar seu assoalho de madeira

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O assoalho de maneira é sinônimo de praticidade e elegância para os
ambientes da sua residência. São simples de limpar, garantem melhor conforto térmico e são fáceis e rápidos de instalar. Entretanto, para que ele dure por muito tempo e mantenha seu acabamento, alguns cuidados são essenciais.

Limpeza do assoalho de madeira

O assoalho de madeira demanda rotinas e procedimentos de limpeza diferentes dos demais tipos de revestimento, como os pisos frios e cerâmicas. Por ser um material orgânico, precisa de cuidados especiais que não são trabalhosos e nem geram despesas extra, mas são fundamentais.

Uma regra básica válida para qualquer tipo de assoalho de madeira, é nunca lava-lo com água. É preciso apenas uma vassoura com cerdas macias e um pano levemente úmido para executar sua higienização.

Nunca use produtos químico e abrasivos neste tipo de assoalho, inclusive cera pois irão com certeza danifica-lo. Existem produtos especialmente projetados para aplicação em assoalhos de madeira, e estes não causam danos, marcas ou manchas podendo ser usados sem se preocupar.

Cuidado com móveis

Além dos cuidados com a limpeza, devem ser adotados outros cuidados rotineiros para ajudar a preservar seu assoalho de madeira. Um dos principais cuidados é com os móveis. Arrasta-los diretamente no seu assoalho pode gerar arranhões e marcas que são permanentes.

Colocar protetores nos pés das mobílias e ao muda-las de lugar por exemplo, opte por levanta-las ao invés de arrasta-las  diretamente no chão. Além disso, se você gosta de usar o aspirador, tome sempre cuidado para que as rodinhas do seu equipamento também não arranhem o seu assoalho.

Cuidado com o sol

A incidência de luz solar diretamente no assoalho de madeira pode causar desbotamento e manchas, comprometendo inclusive, a sua durabilidade. Se na sua casa existem locais em que o sol pode causar esse tipo de problema, opte por colocar tapetes que protejam seu assoalho ou ainda cortinas nas janelas.

Cuidado com os pés

As pequenas sujeiras como areia e terra que trazemos da rua em nossos calçados, embora pareçam inofensivas, podem causar danos ao seu assoalho de madeira. Uma solução simples é deixar sempre um tapete na porta de casa, para que todos que cheguem tenham onde limpar os pés antes de entrar.

Cuidado com o que você deixa cair no assoalho

Ao derramar alguma bebida ou alimento sobre seu assoalho de madeira, limpe o mais rápido possível com algum tipo de material absorvente. Esta ação ajuda a impedir que as fibras da madeira absorvam a substância e não cause manchas permanentes.

Manutenção

Mesmo com todos os cuidados acima, e com as características naturais de durabilidade da madeira é inevitável que em algum momento o seu assoalho apresente o resultado natural do desgaste devido ao tempo de uso.

Se o assoalho já está arranhado e com aspecto desgastado, é preciso fazer uma manutenção, que envolve as etapas de lixamento e aplicação de verniz e garante o aspecto novo a superfície do seu assoalho de madeira

O tipo de madeira do assoalho e o local em que está aplicado interferem muito no tempo em que é necessário aplicar a manutenção. Em áreas externas, por exemplo, onde há maior ação do vento e das chuvas, o material tende a se desgastar mais rápido.

Se você tem assoalho de madeira, ou está pensando em ter é sempre essencial conhecer os cuidados que ele demanda, para que você possa preserva-lo melhor mantendo-o sempre reluzente e bonito e assim possa também aumentar sua durabilidade, economizando dinheiro.

Se você quer saber mais sobre como conservar seu assoalho de madeira, e outras dicas relacionadas ao tema não perca tempo e acesse o site, para que você possa ter maiores cuidados e assim seu assoalho ter maior durabilidade.

 

 

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]